Normalmente, a maior dificuldade que o casal enfrenta na construção do casamento, não esta em sua própria habilidade em gerar planos ou mesmo em pensar no projeto de lar que este resolve colocar em prática. Esta parte, quando o casal esta idealizando o seu futuro, sempre é maravilhosa e repleta de sonhos e idéias especiais. Em geral, o problema esta na execução, quer seja pela disposição de se levar adiante um projeto tão dependente de cada pequena ação do dia-a-dia, quer seja devido à escolha dos “materiais” que serão usados na construção deste projeto.
No domingo, na classe de casais jovens da Escola Bíblica, iniciamos um estudo sobre os tres mais importantes “materiais” que devem ser usados na construção do casamento cristão: estes materiais são a graça, o comprometimento e a aceitação. O interessante é que estes 3 “materiais” tão importantes para a construção do casamento, estão sempre disponíveis ao uso, e, até mesmo, em grande abundância. Eles são totalmente gr&aac ute;tis, e incrivelmente fáceis de serem usados. E para seu uso de forma efetiva, basta que sejam empregados por corações sinceros e transformados por Cristo.
Os estudos da classe da EBD, tem sido baseados em capitulos do livro de Larry Crabb “Construindo um casamento de verdade”, que todo casal deve ler e reler juntos (O que temos em nossa casa, é da edição de 1992 e já esta quase se desfazendo em nossas mãos, de tanto que foi manuseado).
O primeiro destes componentes é a graça, da qual tudo o mais depende, inclusive o uso dos dois outros materiais que mencionamos: comprometimento e aceitação. É impossível haver comprometimento entre duas pessoas, se antes não acontecer a revolução que só graça faz acontecer. Da mesma forma que não pode haver aceitação completa, se antes o comprometimento não se estabelecer na vida à dois.
Em Colossenses 3:12-17, Paulo descreve as atitudes que a graça estabelece no casamento, tornando possível a convivência e o cuidado mútuo, tão necessário ao crescimento dos dois. A graça, semelhantemente ao que esta faz com a nossa própria vida quando conhecemos à Cristo, também trás esperança ao nosso casamento. Uma esperança que nos permite passar por momentos de dificuldades e problemas, os quais sem ela, não permitiriam chegarmos inteiros do outro lado.
Deus quer estabelecer um canal de graça em sua vida e em seu casamento, fazendo fluir a sua presença em cada detalhe de seu relacionamento com o seu cônjuge. Ele te chama à permitir que esta graça seja ministrada hoje, em sua casa e em sua vida. Daí, você verá como muitos dos problemas, que ora parecem absurdamente insolúveis, passarão a ter uma nova perspectiva, um novo peso e tamanho, e soluções passarão a ficar visíveis. A graça nos dá força e esperança, ao mesmo tempo em que abre novos caminhos, onde antes só existiam barreiras e dificuldades.
Experimente a graça!
No comments:
Post a Comment