2/20/2011

Qual o propósito de seu casamento?

Se fizessemos esta pergunta à um grande número de pessoas, muitas delas, se forem totalmente honestas, admitiriam que o foco central de seus casamentos é promover a própria satisfação. Nesta visão, o casamento é uma forma de se auto-realizar, é uma espécie de atalho para a felicidade pessoal. Eles diriam, “Eu encontro alguém que me completa, alguém que parece ser a minha “alma-gêmea”, meu coração se apaixona, eu me abro para esta pessoa e ela para mim. Eu sei que o meu casamento esta bem, por que eu estou feliz. Meu cônjuge me completa, eu me satisfaço com ele, logo, o nosso casamento é bom”.

Entretanto, alguns outros diriam que esta seria uma visão totalmente egoista e casamento não é para ser focado nas próprias necessidades, mas nas necessidades do outro. A resposta que viria destas pessoas seria mais ou menos assim, “Eu comprometo a minha vida para fazer meu cônjuge feliz. Se ele esta feliz, eu estou feliz. Minhas necessidades não são a minha prioridade, mas de meu cônjuge. Eu sirvo nobremente ao meu cônjuge e ele me serve. Desta forma, o nosso casamento é bom”.

Ainda outros poderiam dizer que casamento não é para ser focado na própria pessoa, nem no outro – É para ser focado no “nós”. No casamento, eu cuido de mim, quando cuidamos de “nós”. Estas pessoas genuinamente afirmariam que o que precisariamos seria “uma visão mais ampla, bem acima do foco em mim mesmo ou no meu cônjuge. Nós devemos viver como um, sentir como um, pensar como um – afinal, nós somos casados!”

Cada uma destas visões tem componentes aparentemente corretos, mas cada uma delas apresenta o mesmo erro fatal que confunde os fundamentos e os propósitos do casamento. Todas esta visões estão centradas no homem, ao invés de estarem centradas em Deus.

O verdadeiro casamento Cristão se fundamenta na verdade de que a instituição do casamento não pertence a nós, mas pertence a Deus. Ele planejou o casamento, e seus propósitos para o casamento estão acima de todos os demais propósitos que possamos pensar. O foco em nós mesmo, ou mesmo no outro, limita o nosso casamento as nossas próprias possibilidades e sempre irá causar decepções e expectativas que nunca serão realizadas. Somos falhos e não há como remediar isto.

O Foco em Deus, supera nossas limitações e amplia o nosso foco para as possibilidades de Deus. Os fundamentos de nosso casamento passam a ser a Sua Graça, a Sua capacidade de nos aceitar como somos, e o Seu compromisso de nos amar até o fim.

Você já pensou em seu casamento desta maneira? Ou você acha que a comparação entre, a relação de Cristo com a Igreja (esta, imperfeita, e sempre decepcionando ao seu Senhor; Aquele, perfeito, e tudo suportando por amor a ela) e o casamento é apenas uma linguagem romântica? Ou a forma como ele amou a igreja, e amou até o fim, não tem em nós o mesmo paralelo?

OK, aqui vaí então a pergunta novamente: “quais são os propósitos de Deus para o seu casamento?”

Texto traduzido e adaptado de artigo de Gary e Betsy Ricucci de Março de 201