2/24/2011

Glorificando Deus em seu casamento

Na devocional anterior, encerramos com a pergunta: “quais são os propósitos de Deus para o seu casamento?”

Toda vez que falarmos sobre os propósitos de Deus, temos que nos voltamos para a Sua Palavra. Erradamente, temos a tendência de tratarmos as decisões relacionadas ao nosso casamento orientados por nossos sentimentos, nossos hábitos, pela forma de pensar de outras pessoas, pela orientação da cultura e do comportamento do mundo, nos orientando pelas falsas religiões, por nossas conveniências, ou por nossas próprias vontades.

Entretanto, é na Bíblia, e somente na Bíblia, que encontramos a revelação de quem Deus é, de quem nós somos, e qual são os planos de Deus para todos os aspectos de nossa vida, principalmente para o nosso casamento. Sim, Deus fala diretamente sobre o nosso casamento.

As Escrituras nos ensinam que o casamento é um profundo e maravilhoso relacionamento, e mais ainda, um mistério, estabelecido por Deus para a Sua Gloria. Temos aprendido na Palavra, e vemos também confirmado em nossa própria experiência como um casal que busca a direção do Senhor, de que um casamento que resiste às lutas, é um casamento centrado em Cristo.

O casamento dirigido pelo Senhor, cresce a cada dia no compromisso um com o outro, e na mesma medida em que mantém o compromisso com Cristo e com a sua forma de agir e se relacionar.

Nos casamentos de hoje em dia, a “lua de mel” tem sido cada vez mais curta e não é raro se perceber que os primeiros anos são os mais dificeis e que muitas vezes, em um curto espaço de tempo, o casal chega ao divórcio, com vidas machucadas e planos destruídos para sempre.

Quando nos casamos, uma das primeiras coisas que fizemos foi concordar que o nosso casamento seria uma extensão de nosso compromisso pessoal com Cristo e que, assim como Cristo nunca desiste de nós (mesmo quando nós damos as nossas costas para ele), nós também concordamos que divórcio nunca, mas nunca mesmo, seria uma opção para nós.

Desta forma, deixamos claro que o nosso casamento glorifica ao Senhor na medida em que representa, da forma mais próxima quanto possível, o tipo de relacionamento que o próprio Deus tem conosco, através de Cristo. É sempre necessário lembrar que um dos mais claros elementos deste relacionamento é a GRAÇA de Cristo sobre nós. Nenhum de nós conseguiriamos sobreviver no ferro-e-fogo da lei e não nosso casamento não sobrevive sem a graça que perdoa e libera perdão.

Todo casamento de sucesso é construido sobre a verdade bíblica de que Deus planejou cada um de nós com cinco propósitos em mente: Ele que que o adoremos, que nos relacionemos entre nós em completa comunhão, que permitamos que Ele nos torne parecidos com Jesus, que sirvamos à Ele e ao Seu Reino, e que cumpramos a missão de alcançar outros para Cristo. Estes são os propósitos de todos os seus filhos.

Como casal, estes propósitos se expressam em nosso casamento na medida em que: nos honramos mutualmente, crescemos em intimidade e amizade um com outro, conhecemos e experimentamos mais de Deus em nossa vida conjugal, descobrimos como podemos servir juntos, em parceria, na Igreja e no Reino, e sejamos reconhecidos pelo testemunho e pela mensagem que, como casal, passamos para os que nos cercam.

Este é o plano relevado por Deus em sua Palavra, e quando entendermos o plano de Deus, a nossa vida – e nosso casamento – tem um novo significado.

Fiquem na Paz,

João Marcos e Rogéria

Texto criado a partir de argumentos dos artigos de Gary e Betsy Ricucci de Março de 2010 e "Vida com Propósito" de Rick Warren.