4/11/2011

comrpometimento

Na classe dos casais Jovens da Escola Bíblica deste domingo, continuamos o estudo sobre o desafio que a construção do casamento representa. Como em um projeto de construção, os planos são sempre maravilhosamente bem feitos e neles são colocados todos os sonhos e expectativas que cada um tem para o casamento. Porém, planos e expectativas sã ;o comuns à todos os casamentos, tanto os que funcionam, quanto os que não funcionam. Todos os casamentos começam com com um belo projeto!

O problema esta em que falhamos na execução do projeto e falhamos na escolha dos materiais que usamos. Larry Crabb, autor de vários livros sobre casamento e relacionamento familiar, faz referência à 3 materiais necessários à construção do casamento: Graça, Comprometimento e aceitação. Ele se refere à eles como t ijolos que precisamos usar para a construção de nosso lar.

Ele nos lembra que estes materiais para o nosso casamento tem algumas características interessantes: são poucos, podem ser obtidos de imediato, tem estoque abundante, a sua distribuição é gratuíta, e as instruções de uso são bem simples. Basta para isto, que sejam usados por pessoas que tenham um coração sincero e transforma dos por Cristo.

Neste domingo conversamos sobre o comprometimento, e aprendendo como este componente se ajusta perfeitamente sobre o primeiro, a graça. “Quando cremos que a graça de Deus nos basta para mantermos a esperança em situações que parecem justificar a desesperança, temos condições de nos comprometer a obedecer às ordenanças de Deus. Quando cremos firmemente que Deus pode operar em nosso favor em toda e em qualquer circustância, nunca iremos pensar seriamente em divórcio, ainda que enfretemos duros revés.”

Estudamos que o nosso comprometimento tem quatro dimensões. Ele tem (1) uma dimensão espiritual: reflete o compromisso de Deus conosco (Jr 32:39); (2) Tem uma dimensão de tempo: por ser por toda a vida, é durador o suficiente para que nos de segurança – exemplos da Bíblia (2 Corintios 1:21-22); (3) Tem uma dimensão de espacial: cria um espa&ccedi l;o onde podemos contar com o outro (Hebreus 10:22-23); (4) Tem uma dimensão psicológica: chave para espaços mais interiores de nossa intimidade.

Como estabelecer o compromisso no casamento?

· A partir de Cristo – de seu relacionamento de Graça, compromisso até o fim, seu cuidado conosco, com nossas necessidades Fil 2:8

· Obedecendo e confiando que Deus e sta cuidando de todas as nossas necessidades – Joao 15:12-13

· Se estabelecermos um espaç o de intimidade e disciplina espiritual, que nos insira e onde o nossos relacionamento com Deus se estabeleça e possa permanecer Joao 15:9-12

· Abrindo espaço para o perdão, ministração mútua, restauração – Col 3:13

· Orar juntos – Mateus 18:19

Compromisso permite experimentar verdadeira intimidade espiritual com o seu cônjuge e prove segurança em mundo incerto e inseguro, que muda todo o tempo, onde divórcio é a solução mais comum. Este é também uma oportunidade para Deus estar exatamente onde ele deve estar – no coração de nosso casamento. Intimidade espiritual te da confiança sobre quem você é em Cristo, como indivíduo e como família.

Participe da classe da Escola Bíblica Dominical às 9hs da manhã no 1º. Andar do CEN.

No comments:

Post a Comment