Passada a correria de preparação do seminário, gostariamos de dar continuidade às reflexões que estamos fazendo sobre “Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus”. Estas reflexões estão baseadas em material preparado pelo Pastor Rick Warren que tem orientado todo o seu ministério à aplicação dos 5 propósitos em todas as áreas da vida.
Você e seu cônjuge foram criados para se tornarem como Cristo.
Nesta semana, vamos refletir sobre este terceiro propósito, nos tornarmos como Cristo, e sobre a forma como Deus trabalha através de nosso casamento para realizar este processo.
Rick Warren diz que, o casamento é um laboratório para desenvolver o amor de Deus em você. Ele irá usar o seu cônjuge, e as circunstâncias de seu casamento, para construir Seus valores, atitudes, princípios e carater no seu interor. Uma vez que você entende isso, muito do que acontece dentro de seu casamento começa a fazer sentido. Quando você começar a perguntar sobre “Qual a razão disto estar ocorrendo comigo?” A resposta sempre será – para torná-lo mais parecido com Jesus!
Na realidade, a Bíblia nos ensina que que Deus nos coloca em determinadas situações em nossas vidas com o objetivo de trabalhar em nós certas qualidades e características. Em outras palavras, para Deus te ensinar amor de verdade, Ele vai colocar em sua volta pessoas de verdade, aos quais amar pode ser um desafio. Para Deus te ensinar alegria verdadeira, Ele vai permitir que você passe por momentos de tristeza. Para te ensinar paciência e tranquilidade, Ele vai permitir que venham sobre seu casamento tempestades, situações de stress e, muitas vezes, situações de caos. Porém, tais situações, além de testar suas atitudes e paciência, vão te fazer confiar mais em Deus.
O escritor Gary Thomas nos lembra que o casamento não tem como propósito nos fazer feliz e sim nos tornar santos. Isto pode fazer você ver a realidade de uma forma totalmente nova. Se o propósito de Deus é o de tornar cada um de nós como Cristo, ou seja, santo, que melhor ferramenta poderia existir para este propósito do que o nosso casamento? Quem melhor poderia ser usada por Deus para este fim do que a pessoa com quem você vive todos os dias, todas as semanas, todos os meses e anos? Quando dificuldades vierem, você deve se lembrar que este é o processo de Deus para trabalhar sua vida! Deus está usando a vida de cada um de vocês para a trabalhar a vida do outro.
Esta reflexão nos permite também observar o outro lado deste processo: se somos ferramentas do Senhor para trabalhar a vida do nosso cônjuge, nada mais necessário do que nos lembrarmos da forma como o próprio Jesus trabalha nossas vidas. Ele reconhece nossas fragilidades e limitações e usa de todo o cuidado ao aplicar este processo em nossas vidas. Como instrumentos nas mãos de Deus que somos, temos que ter a mesma qualidade de cuidado com o nosso cônjuge, que Jesus tem conosco.
Na próxima reflexão, gostariamos de estar revendo o quarto propósito Bíblico para o nosso casamento que é o propósito de sermos cada vez mais parecidos com Jesus.
Tenham uma ótima semana e que Deus os abençoe grandemente.
João Marcos e Rogeria
Líderes do Ministério de Casais Jovens
No comments:
Post a Comment