9/15/2009

Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus

(Texto baseado em material de Rick Warren)

Se alguem nos perguntasse quais seriam os segredos de um casamento perfeito, teriamos que responder que não sabemos, por que, certamente, não temos um casamento perfeito. Somos os melhores amigos um do outro e termos um relacionamento que é mais do que maravilhoso – mas bem distante de um casamento perfeito, se é que existe tal coisa.

Mas se uma coisa temos, é um casamento centrado em Cristo, particularmente voltado para glorificar à Deus. Crescemos mais e mais no compromisso um com o outro, porque nos mantemos comprometidos com Cristo e com o seu operar em nós.

Hoje em dia, temos percebido que a “lua de mel” tem sido cada vez mais curta na vida dos casais. Não faz muito tempo, quando encontrávamos um casal com menos de um ou dois anos de casado, podiamos sempre afirmar: “Vocês ainda estão em lua de mel!”. Atualmente, não é raro que os primeiros dois anos, sejam os mais dificeis e que, muitas vezes, neste tempo chegam ao divórcio, com vidas machucadas e planos destruídos para sempre.

Uma coisa que fizemos juntos, desde do início de nosso casamento foi assumir que ele é uma extensão de nosso compromisso pessoal com Cristo e concordamos que divórcio nunca, mas nunca mesmo, seria uma opção em nosso relacionamento.

Hoje, quando vemos um casal que, devido as lutas em seu casamento, acreditam que não existe esperança para eles, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que sempre existe esperança, se os dois permitirem que Cristo realize a Sua obra em suas vidas.

Amados, não nos enganemos quanto as lutas e conflitos, que sempre virão. Nos nossos casamentos eles virão, seja por causa de dinheiro, sexo, parentes de um lado ou do outro, filhos, comunicação, etc. Por um, ou por todos estes motivos ao mesmo tempo. Em nossos relacionamentos, sempre poderemos discordar sobre algo, ou discordar sobre como tratar algo, sobre o qual acabamos de concordar.

Se vocês formarem um casal típico, “ela” certamente quer enfretar os problemas diretamente e sobre eles conversar até resolver, enquanto “ele” quer fugir do problema até que ele se resolva sozinho, sem que se tenha que conversar praticamente nada sobre ele. É assim, ou estou enganado ...?

Porém, o que Deus quer fazer no casamento de vocês, é trabalhar de forma que, não apenas aprendam a lidar com as diferenças do outro, mas aprendam a apreciá-las e usa-las como meio para que os problemas e conflitos sejam tratados e solucionados.

Neste processo, possam aprender que todo casamento de sucesso é construido sobre a verdade bíblica de que Deus planejou cada um de nós com cinco propósitos em mente: que o adoremos, que nos relacionemos entre nós em completa comunhão, que permitamos que Ele no torne parecidos com Jesus, que servamos à Ele e ao Seu Reino, e que cumpramos a missão de alcançar outros para Cristo.

Em outras palavras, até que você compreenda que foi colocado nesta terra para os propósitos de Deus, sua vida – e seu casamento – será difícil, complicado e exaustivo. Mas quando você entender o plano de Deus, sua vida – e seu casamento – terá um novo significado.

Nas próximas semanas estaremos completando este texto com uma reflexão mais completa sobre cada um destes 5 propósitos, e orando para que Deus esteja permitindo que você e seu cônjuge experimentem o completo plano de Deus para suas vidas.

Um grande abraço,

João Marcos e Rogéria
Líderes do Ministério de Casais Jovens

No comments:

Post a Comment