9/20/2009

Dia 25/09 - Sexta-feira (21h00)

Nesta sexta-feira, teremos o nosso encontro na Capela da INCC. Se voce tiver um testemunho do que Deus fez na sua vida e casamento, nos envie um email, pois gostariamos de estar lendo ou ouvindo diretamente de você o que Deus fez.

9/16/2009

Seminário Casais Jovens - 11 e 12 de Setembro



9/15/2009

Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus – Crescimento Espiritual

Passada a correria de preparação do seminário, gostariamos de dar continuidade às reflexões que estamos fazendo sobre “Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus”. Estas reflexões estão baseadas em material preparado pelo Pastor Rick Warren que tem orientado todo o seu ministério à aplicação dos 5 propósitos em todas as áreas da vida.

Você e seu cônjuge foram criados para se tornarem como Cristo.

Nesta semana, vamos refletir sobre este terceiro propósito, nos tornarmos como Cristo, e sobre a forma como Deus trabalha através de nosso casamento para realizar este processo.

Rick Warren diz que, o casamento é um laboratório para desenvolver o amor de Deus em você. Ele irá usar o seu cônjuge, e as circunstâncias de seu casamento, para construir Seus valores, atitudes, princípios e carater no seu interor. Uma vez que você entende isso, muito do que acontece dentro de seu casamento começa a fazer sentido. Quando você começar a perguntar sobre “Qual a razão disto estar ocorrendo comigo?” A resposta sempre será – para torná-lo mais parecido com Jesus!

Na realidade, a Bíblia nos ensina que que Deus nos coloca em determinadas situações em nossas vidas com o objetivo de trabalhar em nós certas qualidades e características. Em outras palavras, para Deus te ensinar amor de verdade, Ele vai colocar em sua volta pessoas de verdade, aos quais amar pode ser um desafio. Para Deus te ensinar alegria verdadeira, Ele vai permitir que você passe por momentos de tristeza. Para te ensinar paciência e tranquilidade, Ele vai permitir que venham sobre seu casamento tempestades, situações de stress e, muitas vezes, situações de caos. Porém, tais situações, além de testar suas atitudes e paciência, vão te fazer confiar mais em Deus.

O escritor Gary Thomas nos lembra que o casamento não tem como propósito nos fazer feliz e sim nos tornar santos. Isto pode fazer você ver a realidade de uma forma totalmente nova. Se o propósito de Deus é o de tornar cada um de nós como Cristo, ou seja, santo, que melhor ferramenta poderia existir para este propósito do que o nosso casamento? Quem melhor poderia ser usada por Deus para este fim do que a pessoa com quem você vive todos os dias, todas as semanas, todos os meses e anos? Quando dificuldades vierem, você deve se lembrar que este é o processo de Deus para trabalhar sua vida! Deus está usando a vida de cada um de vocês para a trabalhar a vida do outro.

Esta reflexão nos permite também observar o outro lado deste processo: se somos ferramentas do Senhor para trabalhar a vida do nosso cônjuge, nada mais necessário do que nos lembrarmos da forma como o próprio Jesus trabalha nossas vidas. Ele reconhece nossas fragilidades e limitações e usa de todo o cuidado ao aplicar este processo em nossas vidas. Como instrumentos nas mãos de Deus que somos, temos que ter a mesma qualidade de cuidado com o nosso cônjuge, que Jesus tem conosco.

Na próxima reflexão, gostariamos de estar revendo o quarto propósito Bíblico para o nosso casamento que é o propósito de sermos cada vez mais parecidos com Jesus.

Tenham uma ótima semana e que Deus os abençoe grandemente.

João Marcos e Rogeria
Líderes do Ministério de Casais Jovens

Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus - Parte 3

Na últimas duas semanas enviamos as primeiras partes desta reflexão sobre “Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus” (se você não tiver recebido, entre em contato, que reenviamos diretamente para você), baseada em material preparado pelo Pastor Rick Warren que tem orientado todo o seu ministério à aplicação dos 5 propósitos em todas as áreas da vida.

Na primeira reflexão mencionamos que “todo casamento de sucesso é construido sobre a verdade bíblica de que Deus planejou cada um de nós com cinco propósitos em mente: que o adoremos, que nos relacionemos entre nós em completa comunhão, que permitamos que Ele no torne parecidos com Jesus, que sirvamos à Ele e ao Seu Reino, e que cumpramos a missão de alcançar outros para Cristo.”

N reflexão da semana passada, aplicamos o propósito da “Adoração” à vida do casal, e lembramos que o nosso olhar sobre o nosso cônjuge deve ter esta “essência de adoração ao Senhor”, e que o relacionamento com o cônjuge se estabelece nesta dimensão de relacionamento com Deus.

Você e seu cônjuge foram criados para formarem a família de Deus.

Nesta semana, vamos refletir sobre esta segundo propósito, e sobre a aplicação direta que esta afirmação tem sobre aos nossos relacionamentos.

Deus fez uma promessa incrível sobre a sua participação na comunhão entre os crentes: “Onde estiverem dois ou três reunidos em Meu nome, alí estarei” (Mateus 18:20). Neste caso, se você e seu cônjuge são crentes, Deus já esta no seu casamento e trabalhando para transformar vocês dois em uma unidade perfeita com Ele! Esta não é uma tremenda notícia?

(Lembre-se, caso o seu cônjuge não seja crente, Deus certamente já esta trabalhando para este fim e você é o instrumento que Ele vai estar usando para alcançar o seu cônjuge, afinal, Deus é estratégico e quer fazer uma obra completa em sua familia. Amém!)

Porém não nos esqueçamos de um ponto muito importante: Cristo ama, e quer que amemos, pessoas reais – não apenas pessoas perfeitas e acima do padrão, se existisse tal pessoa – e o casamento de vocês é um laboratório ideal para se aprender a amar com este tipo de amor que jesus ama. E este aprendizado se estabelece nas oportunidades mais simples e triviais: pequenas coisas que o outro faz, e que provocam em nós diversas reações positivas ou negativas, e que podem tanto nos levar à conflitos maiores, quanto à uma maior capacidade de amar, como Cristo ama.

A questão que nos confronta aqui, é que, no casamento, Deus tem criado uma oportunidade única para se desenvolver uma intimidade verdadeira e profunda entre dois seres humanos diferentes e falhos. Deus quer você e seu cônjuge indo além das amenidades e trivialidades dominantes em muitos casamentos que existem por aí.

Profundidade nos relacionamentos, requer um genuíno compartilhar no mais profundo de nossa interioriade, onde você e seu cônjuge sejam totalmente honestos sobre quem realmente vocês são e sobre o que está de fato acontecendo em suas vidas. Isto acontece quando os dois se abrem um para o outro e dividem suas dores, revelam seus sentimentos, confessam suas falhas, mostram suas dúvidas, admitem seus medos, reconhecem suas fraquezas, e buscam o outro para ajuda e oração.

O desafio é, com maturidade, sabedoria e graça, sermos o melhor amigo que o outro pode ter. Aprendendo a respeitar e a ministrar o outro com segurança e generosidade e com um coração aberto para ajuda-lo e perdoa-lo, sem julgamentos e críticas. Ou seja, amar o outro exatamente como Cristo o ama e como também esperamos que o outro nos ame.

Na próxima semana, gostariamos de estar refletindo sobre o terceiro propósito Bíblico para o nosso casamento que é o propósito de sermos cada vez mais parecidos com Jesus.

Tenham uma ótima semana e que Deus os abençôe grandemente.

João Marcos e Rogeria
Líderes do Ministério de Casais Jovens

Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus - Parte 2

Na semana passada enviamos a primeira parte desta reflexão sobre “Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus” (se você não tiver recebido a primeira parte, entre em contato que nós reenviamos diretamente para você). Estes textos são baseados em material preparado pelo Pastor Rick Warren que tem orientado todo o seu ministério à aplicação de propósitos em todas as áreas da vida.

Mencionamos que “todo casamento de sucesso é construido sobre a verdade bíblica de que Deus planejou cada um de nós com cinco propósitos em mente: que o adoremos, que nos relacionemos entre nós em completa comunhão, que permitamos que Ele no torne parecidos com Jesus, que sirvamos à Ele e ao Seu Reino, e que cumpramos a missão de alcançar outros para Cristo.”

Nesta reflexão desta semana, avançaremos sobre um dos propósitos que mencionamos anteriormente – adorção.

Você e seu cônjuge foram planejados para a glória de Deus.

As questões que esta afirmação nos traz são pelo ao menos duas: “Que mudanças radicais poderiam acontecer em seu casamento se você realmente entendesse que o seu cônjuge foi criado especialmente por Deus para a sua Glória?”, ou ainda, “Como o seu cônjuge se relacionaria com você se ele entendesse que você foi planejado(a) por Deus para a alegria dEle?”

Um homem perguntou para Jesus, “Qual é o maior dos mandamentos?” Jesus respondeu que poderia resumir a Bíblia toda em duas frases: Ame a Deus, ame ao seu próximo! (Mateus 22:36-39). E este mandamento certamente inclui o amor ao seu cônjuge.

O foco maior de nossas vidas esta nos relacionamentos e não nos resultados. Mais ainda, esta em estabelecermos e cultivarmos um relacionamento com Deus que durará para sempre> Nós chamamos este relacionamento de adoração. Você também adora ao Senhor quando ama e se sacrifica por seu cônjuge (de uma olhada em Romanos 12 com a esta perspectiva e pense sobre quais aplicações este texto tem para o seu casamento).

Toda a vez que você agrada à Deus, você está adorando-o, e a Bíblia nos ensina que amar ao nosso cônjuge – ste parceiro que Deus deu à você para toda a vida – traz prazer para Ele.

Esta reflexão nos convida a pensar sobre o nosso relacionamento com o nosso esposa ou esposa na dimensão de nosso relacionamento com Deus. Será que Deus esta sendo glorificado ao observar como estamos agindo um com outro? Como casaiss crentes, estamos sempre orando à Deus para que ele esteja presente nos nossos lares e em nossos casamentos. Será que estamos preparados para todas as mudanças necessárias que precisam ser estabelecidas em nossas casas que precisam ocorrer em resposta a esta oração?

Na próxima semana, gostariamos de estar refletindo sobre o segundo propósito Bíblico para o nosso casamento que é a Comunhão.

Tenham um ótimo final de Semana e que Deus os abençôe grandemente.

João Marcos e Rogeria
Líderes do Ministério de Casais Jovens

Um casamento dirigido pelos propósitos de Deus

(Texto baseado em material de Rick Warren)

Se alguem nos perguntasse quais seriam os segredos de um casamento perfeito, teriamos que responder que não sabemos, por que, certamente, não temos um casamento perfeito. Somos os melhores amigos um do outro e termos um relacionamento que é mais do que maravilhoso – mas bem distante de um casamento perfeito, se é que existe tal coisa.

Mas se uma coisa temos, é um casamento centrado em Cristo, particularmente voltado para glorificar à Deus. Crescemos mais e mais no compromisso um com o outro, porque nos mantemos comprometidos com Cristo e com o seu operar em nós.

Hoje em dia, temos percebido que a “lua de mel” tem sido cada vez mais curta na vida dos casais. Não faz muito tempo, quando encontrávamos um casal com menos de um ou dois anos de casado, podiamos sempre afirmar: “Vocês ainda estão em lua de mel!”. Atualmente, não é raro que os primeiros dois anos, sejam os mais dificeis e que, muitas vezes, neste tempo chegam ao divórcio, com vidas machucadas e planos destruídos para sempre.

Uma coisa que fizemos juntos, desde do início de nosso casamento foi assumir que ele é uma extensão de nosso compromisso pessoal com Cristo e concordamos que divórcio nunca, mas nunca mesmo, seria uma opção em nosso relacionamento.

Hoje, quando vemos um casal que, devido as lutas em seu casamento, acreditam que não existe esperança para eles, podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que sempre existe esperança, se os dois permitirem que Cristo realize a Sua obra em suas vidas.

Amados, não nos enganemos quanto as lutas e conflitos, que sempre virão. Nos nossos casamentos eles virão, seja por causa de dinheiro, sexo, parentes de um lado ou do outro, filhos, comunicação, etc. Por um, ou por todos estes motivos ao mesmo tempo. Em nossos relacionamentos, sempre poderemos discordar sobre algo, ou discordar sobre como tratar algo, sobre o qual acabamos de concordar.

Se vocês formarem um casal típico, “ela” certamente quer enfretar os problemas diretamente e sobre eles conversar até resolver, enquanto “ele” quer fugir do problema até que ele se resolva sozinho, sem que se tenha que conversar praticamente nada sobre ele. É assim, ou estou enganado ...?

Porém, o que Deus quer fazer no casamento de vocês, é trabalhar de forma que, não apenas aprendam a lidar com as diferenças do outro, mas aprendam a apreciá-las e usa-las como meio para que os problemas e conflitos sejam tratados e solucionados.

Neste processo, possam aprender que todo casamento de sucesso é construido sobre a verdade bíblica de que Deus planejou cada um de nós com cinco propósitos em mente: que o adoremos, que nos relacionemos entre nós em completa comunhão, que permitamos que Ele no torne parecidos com Jesus, que servamos à Ele e ao Seu Reino, e que cumpramos a missão de alcançar outros para Cristo.

Em outras palavras, até que você compreenda que foi colocado nesta terra para os propósitos de Deus, sua vida – e seu casamento – será difícil, complicado e exaustivo. Mas quando você entender o plano de Deus, sua vida – e seu casamento – terá um novo significado.

Nas próximas semanas estaremos completando este texto com uma reflexão mais completa sobre cada um destes 5 propósitos, e orando para que Deus esteja permitindo que você e seu cônjuge experimentem o completo plano de Deus para suas vidas.

Um grande abraço,

João Marcos e Rogéria
Líderes do Ministério de Casais Jovens

9/14/2009

Reabrindo nosso blog

Amados,

Foi uma grande benção o nosso seminário deste fim de semana, e ainda estamos nas nuvens (junto com os nossos balões) por tudo que vivemos neste seminário. Ainda estamos colhendo os testemunhos e as demonstrações do impacto na vida de vários casais.

Rogéria e eu ainda não conseguimos descançar e como a semana vai ser lotada, creio que só vamos descançar, pouco a pouco, lá por quinta-feira. Mas estamos mais animados ainda e vendo um ministério de muitos frutos nas vidas de todos vocês, para Honra e Glória do Senhor.

Para mantermos o contato, estamos re-ativando este blog que usamos no início do ano para trocar idéais entre a liderança sobre os planos que estavamos discutindo para o ministério. Aliais, vem bem a calhar, pois várias destas idéias agora, vão fazer bastante sentido e poderão finalmente ser aplicadas. Aproveitem para visitar os arquivos e ver o que Deus tem, desde do primeiro momento, colocado em nossos corações.

Tão logo possamos, vamos preparar um blog mais completo para o ministério (aliais precisamos de ajuda nesta área, pois não aproveitamos 10% dos recursos que a web oferece para o ministério).

Um grande abraço em Cristo e uma semana abençoada para todos vocês,

João Marcos e Rogéria